quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Notas Teológicas das Verdades Doutrinais (Notae Theologicæ)



1 - DOUTRINAS PARA SEREM SUSTENTAS COM FÉ DIVINA

De fide divina: a palavra de Deus escrita ou transmitida pela Tradição.

Censura: Erro na Fé.

Efeitos da negação: O pecado mortal diretamente contra a fé.


De fide divina et catholica: a palavra de Deus escrita ou contida na Tradição determinada pela Igreja, seja por Juízo Solene ou por seu Magistério Ordinário Universal, definida para crença como divinamente revelada.

Censura: Heresia.

Efeitos da negação: O pecado mortal cometido diretamente contra a virtude da fé e, se a heresia é professada com pertinácia, excomunhão.

De fide divina et catholica definita: a palavra de Deus escrita ou transmitida pela Tradição, determinada pela Igreja, por seu Juízo Solene, isto é, seu Magistério Extraordinário Infalível, por meio de um Concílio Ecumênico ou pelo Romano Pontífice quando fala Ex Cátedra, definida para crença como divinamente revelada.

Censura: Heresia.

Efeitos da negação: O pecado mortal cometido diretamente contra a virtude da fé e, se a heresia é professada com pertinácia, excomunhão.

Fidei proxima: verdade presente nas Escrituras e Tradição e sustentada pelo consenso unanime dos teólogos.

Censura: Erro na fé ou heresia.

Efeitos da negação: O pecado mortal indiretamente contra a fé.

2 - DOUTRINAS PARA SEREM SUSTENTAS COM FÉ ECLESIÁSTICA

De fide ecclesiastica: verdade não formalmente revelada (ou seja, apenas implícita nas fontes da Revelação: Escrituras e Tradição), mas que o Magistério eclesiástico propõe infalivelmente.

Censura: Heresia contra a fé eclesiástica.

Efeitos da negação: O pecado mortal diretamente contra a fé, e, se professada publicamente por pertinácia, excomunhão.

3 - DOUTRINAS PARA SEREM SUSTENTADAS COM UM ASSENTIMENTO DA VONTADE E INTELIGENCIA

Doctrina catholica: verdade que é ensinada por toda Igreja, mas que não foi proposta infalivelmente (a doutrina de algumas Encíclicas).

Censura: Erro na doutrina católica.

Efeitos da negação: O pecado mortal contra a fé.

Theologice certa: verdade que nas escolas teológicas é compreendida como conexa com a Revelação; de alguma maneira essa conexão pode ser virtual ou pressuposta.

Censura: Erro em teologia.

Efeitos da negação: O pecado mortal contra a fé.

Doctrina ita tenenda, ut contraria sit temeraria: verdade proposta pelas Congregações Romanas, mas no entanto ainda não recebeu especial aprovação do Papa.

Censura: Doutrina temerária.

Efeitos da negação: O pecado mortal de desobediência e talvez imprudência.

4 - DOUTRINAS QUE DEVEM SER RESPEITADAS E REVERENCIADAS

Sententia communis, certa in thelogia: sentença considerada pelo consenso comum das escolas de teologia como bem fundamentada.

Censura: falsa em teologia, temerária ou que injuria as escolas católicas.

Efeitos da negação: Normalmente o pecado mortal de temeridade.

Sententia pia: doutrina que não é teologicamente exata, mas que comunica bem a piedade e o sentimento dos fiéis.

Censura: escandalosa ou ofensiva aos ouvidos pios. 

Efeitos da negação: Pecado de temeridade

5 - OPINIÕES ABERTAS AO DEBATE ENTRE ESPECIALISTAS

Sententia communior: opinião que é geralmente favorecida sobre a posição contrária de muitos teólogos.

Sententia probabilis: uma opinião que não é certa, mas tem um alto grau de probabilidade.

Sententia probabilior: uma opinião que não é certa, mas que é melhor fundamentada que suas contrapartes.


Sententia tuta, sententia tolerata: uma opinião é fragilmente fundada ou mesmo completamente falsa, mas que a Igreja, pelo menos até o momento, não considerou como digna de condenação ou censura.

________________

Além dessa classificação ser de uso comum dos teólogos constando nos melhores manuais de teologia, ela teve dois de seus itens confirmados pelo Papa Pio IX (categorias 1 e 3) em sua carta aos bispos alemães "Tuas Libenter". Neste documento ele chama atenção aos teólogos católicos para que estes creiam não somente nas doutrinas de fide (da categoria 1), mas também nos outros ensinamentos e doutrinas da Igreja (da categoria 3): 

“Mas, dado que se trata daquela submissão com a qual em consciência são vinculados todos os católicos que se dedicam às ciências de tipo especulativo, para que proporcionem com seus escritos novos benefícios à Igreja, por este motivo os homens daquela assembléia devem reconhecer que para os estudiosos católicos não é suficiente que acolham e honrem os referidos dogmas da Igreja, mas é também necessário que se submetam quer às decisões de doutrina emanadas pelas Congregações Pontifícias, quer aos capítulos de doutrina que, por comum e constante consenso dos católicos, são tidos como verdades teológicas e conclusões de tal modo certas que as opiniões contrárias a esses pontos de doutrina, também se não podem ser chamadas heréticas, merecem todavia alguma censura teológica”. - Denzinger-Hünermann, 2879-2880

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