sexta-feira, 19 de agosto de 2016

A Igreja de Roma e a Indefectibilidade da Igreja


A Indefectibilidade da Igreja Local de Roma

Apresento algumas citações do Magistério sobre a indefectibilidade da Igreja local de Roma, Cabeça, Mãe e Mestra da Igreja Universal. Doutrina essa que é unanime também entre os teólogos e doutores da Igreja. Segundo a maioria dos teólogos e doutores a Igreja local de Roma, isto é, o Santo Padre, Bispo de Roma e o clero local dessa Igreja adstrito a sua territorialidade, é a unica Igreja particular que é indefectível por si só - por ser a cabeça das demais Igrejas que compõe a Igreja Católica - em razão de estar lá situada a Cátedra de Pedro. A Igreja de Roma nunca decairá da verdadeira fé. 


“[...] Julgamos dever sublinhar também o seguinte: embora para a universal Igreja católica esparsa pelo orbe o tálamo de Cristo seja único, a santa Igreja romana foi anteposta às outras Igrejas não por quaisquer decisões conciliares, mas obteve seu primado da palavra evangélica do Senhor e Salvador: Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela [...] Por isso, a primeira Sé do Apóstolo Pedro é a Igreja romana, que não tem mancha nem ruga nem qualquer coisa do gênero [Ef 5,27].” – Papa Gelasio I, Decretum Gelasianum (D-H* 350.352)

“A Santa Igreja está edificada sobre a pedra, ou seja, sobre Cristo e Pedro ou Cefas, filho de Jonas, antes chamado Simão, porque de nenhuma forma será vencida pelas portas do Inferno, isto é, pelas disputas dos hereges, que seduzem os tolos à ruína. Assim prometeu a própria Verdade, por meio da qual é verdade, tudo que é verdadeiro: As portas do inferno não prevalecerão contra ela [Mt 16, 18], e o Filho dá testemunho de que por suas orações suplicou ao Pai o efeito dessa promessa, quando disse a Pedro: Simão, Simão, eis que Satanás ... [Lc 22, 31]. Há, portanto, alguém com tamanha demência que ouse ter por vazia em algo a oração d’Aquele cujo querer é poder? Acaso não tem sido reprovadas, condenadas e expurgadas as invenções de todos os hereges pela Sede do Príncipe dos Apóstolos, isto é, pela Igreja Romana, ora por meio do próprio Pedro, ora por seus sucessores, e foram confirmados os corações dos irmãos na fé de Pedro, que até agora não desfaleceu e nem até o fim desfalecerá? [...] Fazendo juízo antecipado contra a Sé Suprema da qual não é lícito nenhum homem fazer julgamento, recebeste o anátema de todos os Santos Padres e Veneráveis Concílios [...] Como a dobradiça, que permanecendo imóvel abre e fecha a porta; assim Pedro e seus sucessores têm livre juízo sobre toda a Igreja, sem alguém possa fazê-los mudar de estado, pois a Sede Suprema não é julgada por ninguém”. – Leão IX, Carta In Terris pacis hominibus, a Miguel Cerulario e Leão de Acrida (Denzinger 1963, n. 351-353)

“Firmemente aderireis a verdadeira determinação da Santa Igreja Romana e desta Santa Sede que não permite os erros.” – Leão X, Bula Cum postquam (Denzinger 1963, n. 740b)

“E, decerto, esta doutrina apostólica, todos os veneráveis Padres abraçaram-na e os santos ortodoxos Doutores a veneraram e seguiram, plenissimamente conscientes de que esta Sé de são Pedro sempre permaneceu intacta de todo erro, segundo a divina promessa de nosso Senhor e Salvador feita ao chefe dos seus discípulos: “Eu roguei por ti, para que tua fé não desfaleça; e tu, uma vez convertido, confirma teus irmãos”[Lc 22,32]. Foi, portanto, este carisma da verdade e da fé indefectível, concedido divinamente a Pedro e a seus sucessores nesta cátedra, a fim de que desempenhassem seu sublime encargo para a salvação de todos, para que assim todo o rebanho de Cristo, afastado por eles do pasto venenoso do erro, fosse nutrido com o pábulo da doutrina celeste, para que assim, removida toda ocasião de cisma, se conservasse unida a Igreja universal e, apoiada no seu fundamento, se mantivesse firme contra as portas do inferno.” Concilio Vaticano I, Pastor Aeternus (D-H* 3070-3071)

“A Igreja é una por unidade de doutrina, como por sua unidade de governo e, ao mesmo tempo, católica, porque Deus estabeleceu seu centro e fundamento na cátedra de São Pedro, com razão se chama Romana; pois onde está Pedro, aí está Igreja. Pelo que, qualquer um queira honrar-se com o nome de católico, deve usar de verdade as palavras de São Jerônimo ao Papa Dâmaso: "Eu, que não sigo a ninguém a não ser Cristo, me associo a comunhão para com sua Beatitude, isto é, para pela cátedra de Pedro, eu sei que sobre esta pedra está edificada a Igreja [Mt. 16, 18]; tudo aquele que contigo não ajunta, espalha. [Mat. 12, 30] – Leão XIII, Carta Testem benevolentiae, ao cardeal Gibbons (Denzinger 1963, n. 1976)

* Denzinger-Hunermann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...