quarta-feira, 31 de maio de 2017

A Predestinação de Nossa Senhora


Pe. Gabriel Roschini, OSM

A própria razão nos diz que o primeiro entre todos os predestinados devia ter sido aquela criatura racional que é a mais vizinha a Cristo, causa eficiente, exemplar e final de nossa predestinação e, por isso mesmo, chefe e cabeça dos predestinados. E tal criatura não foi, porventura, Maria, sua Mãe? A razão nos diz, além disso, que Deus quer a existência das criaturas conforme o grau de perfeição das mesmas, pelo qual se manifesta sua glória, que é o fim da criação; de sorte que as criaturas mais nobres são intencionadas por Deus antes das menos nobres. E a Virgem Santíssima, como Mãe do Criador e Mãe universal das criaturas, não se acha, porventura, no pináculo da nobreza e de toda grandeza? Portanto, Maria foi intencionada por Deus antes de qualquer outra criatura. Uma consequência lógica desse princípio inconcusso é que todas as criaturas foram criadas em vista de Cristo e de Maria, para a glória dos dois, como um cortejo real para eles. "Para Maria", diz um sermão atribuído a São Bernardo, “ foi criado todo o mundo” (P. L. 184, 1069). E é justo: o que é menos nobre existe sempre para o que é mais nobre. E todo o mundo, tomado em conjunto, não é, porventura, menos nobre do que Jesus e Maria? Todo o mundo, portanto, está subordinado a Jesus e a Maria, e foi tirado do nada em vista deles, para sua glória.


Tudo, portanto, pertence a Jesus e a Maria, tudo deve servir a Jesus e a Maria. Outra consequência lógica do princípio exposto acima é que Jesus e Maria foram desejados por Deus antes mesmo (anterioridade lógica e não cronológica) dos anjos, antes de nossos primeiros pais Adão e Eva, e antes da permissão divina de seu pecado; foram, portanto, intencionados por Deus independentemente deles e de seu pecado. A Encarnação redentora, portanto, no plano presente (único querido e realizado por Deus), foi decretada por Deus em conexão, realmente, com a permissão do pecado de Adão (e não só por si mesma, como pensam os Escotistas), porém não em dependência real e verdadeira do pecado original (como pensam os Tomistas), de modo que, sem o pecado original (ou seja, em um plano diverso do presente, no qual o pecado está necessariamente incluído), a Encarnação não se teria realizado. Essa dependência real e verdadeira da existência de Cristo e Maria em relação ao pecado nos parece dever ser excluída absolutamente, pois que Cristo e Maria, na ordem presente, foram o primum volitum, a primeira coisa que Deus intencionou; todas as outras coisas foram ordenadas necessariamente a eles e foram, portanto, desejadas ou permitidas por Deus em razão e em vista deles.


Não são, portanto, eles que dependem realmente das outras coisas; todas as outras coisas são as que dependem realmente deles. Nem se diga que a Encarnação é, no plano presente, redentora e que pode ser redentora sem haver um gênero humano a remir e, por isso, depende realmente, como condição sine qua non, do gênero humano, a remir. Certamente, a Encarnação é, na presente ordem, redentora e não podia ser redentora sem haver um gênero humano a remir. Mas se deve notar que Deus, que queria antes de tudo o grande bem que ia derivar da Encarnação redentora, permitiu a queda do gênero humano, tornando-o assim sujeito apto da redenção e ordenado à mesma. Existe, portanto, uma dependência real e verdadeira do pecado em relação à Encarnação, e não desta em relação àquele. Deus consentiu, portanto, o grande mal do pecado em vista do máximo bem que é a Encarnação. Portanto, quis primeiro a Encarnação e, depois, em vista dessa, permitiu o pecado. Jesus e Maria gozam, pois, de um primado perfeitíssimo, que não depende de coisa alguma.

Instruções Marianas, pp 25-26

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...